-Considerando que a pressão negativa ocasionada pela Exaustão Mecânica, proporciona a captação e infiltração de ar exterior ou de ambientes adjacentes, faz-se necessário verificar se o ar captado seja de qualidade melhor ou igual que o ar interior.
-É necessário verificar e certificar áreas livres ou pontos de captação de ar que comportem à admissão de ar na mesma proporção da exaustão com relação à velocidade e perda de pressão compatíveis.
-Ambientes que necessitam de renovação do ar devido à alta concentração de partículas de poeira, gases nocivos à saúde ou processo industrial, porém isentos de focos ou ponto localizado de geração de partículas ou gases, recomenda-se posicionar os pontos de extração em fluxos cruzados ou opostos com a localização da captação do ar novo, promovendo o arraste do ar saturado.
-Em caso de foco ou pontos localizados da geração das partículas ou gases, recomenda-se a extração do ar sempre que possível através de captores ou coifas direcionadas e tecnicamente dimensionadas.
-Caso de partículas ou gases não permissíveis de descarte direto ao meio ambiente, conforme Legislação, utilizar filtragem, lavadores de ar/gases, filtros com retenção e dispositivos de acumulação de partículas, retenção eletrostática, precipitação e demais sistemas que atendam as Normas Técnicas atentando os cuidados com materiais inflamáveis, explosivos e corrosivos.
-Exaustão com pontos específicos ou foco de dissipação de alta temperatura é necessário a verificação e certificação da faixa de temperatura, dimensão e tipo de partículas para especificação de materiais e dispositivos de segurança ao sistema. Ex: Especificação técnica para o equipamento, Material para fabricação de dutos, Damper corta Fogo, Isolamento Térmico, etc.
Leave A Comment