Para o cálculo de número de trocas é considerado o volume de ar interno do ambiente beneficiado, e a quantidade de vezes, por um tempo determinado, que este volume de ar deve ser renovado ou trocado com a captação de ar novo.

Deve ser definido a qualidade do ar interior conforme a necessidade do usuário, para a especificação de um sistema por ventilação, exaustão ou climatização.

Para ambientes que não se aplica filtragem do Ar, ou seja, o Ar externo é considerado de qualidade igual ou melhor que o Ar interno, é possível atender com um sistema de exaustão expurgando o Ar interno, e captando o Ar novo através de frestas, vão abertos ou venezianas tecnicamente dimensionadas, suficientes para atender o ambiente beneficiado.
Para ambientes que se aplica a filtagem do Ar, recomenda-se ventilação ou climatização conforme a necessidade do usuário.

As Normas Técnicas (ABNT NBR 16401-3 de 2008) definem:

– recomenda o número de trocas de do volume de Ar, conforme a utilização e a ocupação de cada ambiente beneficiado ou procedimentos específicos para processos industriais.